segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lista de convidados sem estresse

Olá noivinhas!!

Hoje vim falar de um tema que nos dá muito estresse na hora de elaborar: a lista de convidados. E é uma das primeiras coisas que temos que fazer ao iniciar os preparativos de um casamento, pois é baseado na quantidade de convidados que você e o noivo definirão o local da festa, da cerimônia, o orçamento... 


Apesar que essa primeira lista não é definitiva, é só uma base para a quantidade média de pessoas em sua festa, pois dentro do período de organização de um casamento que é em média de 1 ano, você fará novos amigos e alguns antigos poderão ser excluídos dela por motivos diversos. Sei porque já passei por isso e é horrível! Queremos convidar todos que conhecemos e temos uma afinidade, mas infelizmente, para muitas noivas o orçamento não permite, por isso temos que fazer uma seleção. Aí é onde o tormento começa, pois imaginamos selecionar o nome de um amigo para a lista e imediatamente lembramos de outro amigo em comum que você sabe se não o convidar também este ficará magoado com você! Maaas você terá que fazer isso uma hora ou outra ou então, seu orçamento será um estouro.


E não se preocupe porque a maioria das pessoas procurarão entender o porque não foram convidadas e só não entenderá quem nunca viveu a situação de ter que preparar uma lista de convidados. Tenho certeza que até mesmo você já deve ter passado por uma situação onde um amigo ou amiga iria casar e você imaginou que seria convidada e não foi!!! Sei que dá um pouco de frustração no começo, mas logo passa, você procura entender os motivos e os critério de seleção de cada casal de noivos e nem por isso você desfez a amizade, estou certa????

Então hoje vou compartilhar com vocês meu critério de seleção para a minha lista de convidados e espero que ajude nas suas.

Divida a lista onde 50% dos convidados são dos noivos, 25 % para os pais da noiva e 25% para os pais do noivo. Lembrando que essa proporção é totalmente flexível até mesmo porque a maioria dos casamentos de hoje são pagos pelos próprios noivos. E quando solicitarem que os pais façam suas listas os orientem para terem consciência e não saírem colocando o nome de todas as pessoas que conhecem, mas sim, para também fazerem uma seleção criteriosa onde a preferência são para os mais próximos. 

O melhor critério de escolha para definir na lista é : família, padrinhos e melhores amigos. Depois disso você analisa, em cima do seu orçamento, se ainda dá para incluir mais alguns convidados que desejar.

As listas costumas ter uma variação para mais ou para menos de 20% a 30% de convidados além do limite máximo estipulado pelos noivos, pois esse número geralmente é o percentual de faltosos ou de penetras que acabam indo sem convite ou os próprios convidados carregam o tio, o periquito, o papagaio, o cachorro... Esteja preparada, se a variação for para menos, ótimo, pois não corre o risco de você ter que pagar o excedente para o buffet depois da festa, mas se a variação for para mais, cuidado! Em festas lotadas, os convidados são menos bem servidos, fato, mas quando todos estão juntos para celebrar uma união, felizes, isso não é o mais importante. Em 90% dos casos de estouro, dá tudo certo. Até mesmo porque geralmente os buffets também trabalham com essa média de variação, ou seja, estão prontos para servir até 30% a mais do número de convidados estimados. 


Para não correr esses riscos aconselho que entre em contato com seu cerimonial e peça que façam o serviço de RVPS (RSVP é a abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît, expressão francesa que significa "Responda por favor".) por email ou por telefone para que lhe confirme quantos convidados confirmaram a presença. Assim você poderá se preparar melhor para essa variação. o RVPS geralmente é feito uma semana antes do casamento.


Não se obrigue em convidar todos os seus colegas de trabalho, priorize aqueles que realmente são importantes para você e que estão sempre presentes e lhe ajudando no seu dia a dia.



E é isso noivinhas, espero que tenham gostado do post de hoje e aguardem porque vem mais!!! 



E não esqueçam de participar do sorteio do blog, cliquem aqui e saibam como!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz com sua participação.