sábado, 21 de setembro de 2013

Desidratação de buquês

O post de hoje foi preparado em especial, para você noivinha, que tem interesse em guardar o seu buquê de flores por mais tempo! Aqui você encontrará informações sobre desidratação e emolduração de buquês. Isso mesmo, sei que esse assunto é uma novidade para muitas noivas, mas hoje vou explicar tudo para vocês e o melhor, aqui em Fortaleza já existem empresas que prestam esse serviço.


O buquê de flores transforma-se num belíssimo quadro, que irá compor a decoração da residência dos recém-casados. Além da beleza, do valor simbólico, a técnica de desidratação e emolduração faz com que o buquê dure mais tempo, em bom estado de conservação, pois em seu estado natural, teria essência passageira e duraria cerca de uma semana apenas.

O trabalho de desidratação é feito artesanalmente. O buquê é fotografado, desmontado e desidratado flor por flor em estufa quente, em seguida é impermeabilizado e montado, olhando pela foto tirada no início do processo. Depois de totalmente fixado num base especial e impermeável, já confeccionada de acordo com o tamanho e formato do buquê, o trabalho é finalizado com a emolduração, que também é do gosto da noiva.

O processo todo leva cerca de duas semanas ou mais, vai depender da quantidade de flores (do tamanho do buquê). Precisa ter muita técnica, sensibilidade, produtos adequados para a desidratação e paciência para realizar o trabalho, pois o buquê desidratado torna-se ainda mais frágil e delicado.

A emolduração faz com que o buquê fique protegido e em menos contato com o oxigênio, o que ajuda a durar mais tempo. A durabilidade varia de buquê pra buquê, dependo do tipo de flor, e principalmente da qualidade, ou seja, do estado de conservação dessa flor, se consegue ter uma ideia aproximada da durabilidade, que pode variar entre 6 meses até 5 anos ou mais anos. os buquês não são eternos,ok? Afinal só Deus é Eterno! A tendência com o tempo, é ele se transformar em pó, por isso  se utiliza a técnica e os produtos para que a ação do tempo não o atinja com tanta rapidez.

É importante, entregar o buquê para desidratar dentro do prazo máximo de quatro dias para a empresa que irá prestar o serviço. Depois do casamento, você deve mantê-lo na geladeira e não ficar molhando. O dia seguinte do casamento, é o ideal para entregá-lo. Pode levá-lo em mãos mesmo.


A ESCOLHA DO BUQUÊ IDEAL PARA DESIDRATAÇÃO

Todos os tipos de rosas são indicadas, pois dão bons resultados ao desidratar, porque elas mantém o formato exatamente igual ao natural. As de cores: vermelho, vinho, laranja ou pink permanecem com as cores ao desidratar. As de tonalidades claras tais como: chá, amarela, champanhe, marfim, branca, rosa bebê, ficam em tons de bege claro ao bege escuro. Vai dependendo do estado de conservação da rosa. Quanto mais novas e conservadas estiverem, mais claras ficarão, do contrário ficarão em tonalidades do bege mais escuro. As rosas vermelhas ficam perfeitas, igual ao natural.

As gérberas e girassóis, flores do campo, carola, também ficam com um resultado muito bom. Elas mantém o formato. Quanto a tonalidade, segue de acordo com a explicação no item anterior.

Os lírios, azaléias e orquídeas não são muito indicadas para desidratar, pois elas tendem a mudar o formato porque são (flores ocas) e com no máximo 5 ou 6 pétalas. Elas tendem a escurece muito, principalmente as orquídeas. Quanto a tonalidade, também seguem conforme já explicado. Salve a Orquídea Faleanópolis branca, que ao desidratar, mantém o formato e fica bem branquinha. (Para as noivas que desejam utilizar orquídeas, sugiro somente esta); Os copo de leite dão um bom resultado também, quando estão bem conservados. Nas cores fortes então, ficam muito bonitos.

Os buquês devem ter mais flores que folhagem sempre. As flores médias e grandes dão resultado melhor do que as pequenas e minis, pois ao desidratar, elas diminuem de tamanho. Portanto, mini rosas, angélicas e outros tipo de flores pequenas não dão volume e ficam bem menores ao desidratar, salve se misturadas à flores de tamanho maior; Folhagens podem e devem ter no buquê, de qualquer tipo, pois ajuda na montagem e no acabamento;

Quanto aos adereços muito utilizados ultimamente, são todos aproveitados e dão um toque especial. Ex: Fitas, cristais, trigo, flores artificiais, miçangas...


MANUTENÇÃO DAS MOLDURAS

- Evitar pancadas no quadro e na moldura;
- Jamais emborcar o quadro, o lado do vidro deve ficar sempre pra frente e pra cima;
- Evitar deixar o quadro guardado em lugares escuros, fechados, no chão, ou em lugares com infiltração, mofo ou umidade e cupim;
- O ideal seria pendurar logo na parede, pois lugar de quadro é exposto; concorda?


PREÇO

Aqui em Fortaleza o valor somente do serviço de desidratação custa em média de R$ 250,00 e já com uma moldura simples sai por R$ 500,00 em média, o preço irá variar conforme a complexidade, o modelo e o tamanho da moldura.





E então, gostaram??????

Não esqueçam de participar do sorteio do mês, cliquem aqui e saibam como!



9 comentários:

  1. onde faz esse serviço aqui em Fortaleza?

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline Pontes, me passa seu email que eu lhe envio o nome da empresa. Bjinhos!!!1

    ResponderExcluir
  3. Renata vc pediu me passar o nome da empres aque faz...passa o contato pro meu e-mail...por favor: talittafernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Qual empresa faz esse serviço aqui em Fortaleza? Meu email é lorena_lop@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    Sou proprietária de uma das fotos utilizadas aqui no blog, porém esta sendo utilizada sem a minha autorização. Por favor, entrar em contato

    ResponderExcluir
  6. Tu sou proprietária de uma foto e inclusive o texto que a Sra. utilizou nesse blog sem. Minha autorização. Se for apenas para critério de divulgação tudo bem mas se a Sra. também realiza essa trabalho por favor retire de imediato meu texto e foto. Obrigada. Michelle www.desidratacaodebuque.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz com sua participação.