quarta-feira, 3 de julho de 2013

10 Passos para Organizar um Casamento

Estou noiva, e agora? Qual o primeiro passo? São tantos detalhes!!!


Calma noivinha, é normal bater um pouco de desespero no começo, a maioria das noivas passam por isso, afinal você é "novata" neste assunto. E como já passei desta fase, então vou organizar tudo pra você passo a passo. E temos que correr, pois cada minuto é precioso e é necessário pelo menos 1 ano de antecedência para os preparativos do casamento.

 Pegue sua agenda e anote as dicas.

1º Estipular valor: Converse com a sua família e a do noivo e estipulem um valor aproximado que pretendem investir no casamento. Lembrando noivinhas que para realizar uma festa simples, bonita e legal você irá investir no mínimo uns R$ 20.000,00.

2º Estilo do casamento: Defina o estilo de casamento desejado. É claro que os detalhes não serão decididos agora, mas já é importante você ter em mente se vão querer uma festa grande com muitos convidados ou se será pequena somente para família e amigos mais próximos. O casamento será em buffet, na praia, no campo? E o horário? A cerimônia será na igreja ou no próprio local da recepção? Essas questões você deverá decidir o quanto antes, pois é a partir dessas escolhas que começa a preparação de todos os outros detalhes. E não esqueça que a opinião do noivo é muito importante!

3º Lista de convidados: Defina a lista de convidados e peça para a sua família e a do noivo fazerem a lista deles. É lógico que esta não será definitiva, pois ao decorrer do período de preparação da festa os vínculos de amizade acabam mudando. Então quando você for elaborar os convites será necessário revisá-las. É importante você fazer isso logo para ter noção de espaço para a cerimônia e a recepção.

4º Data do casamento: Chegou a hora de escolher a data do casamento, veja com o noivo se vocês tem alguma preferência ou dia especial. Sugiro que você tenha mais de uma opção de data, pois algumas vezes é difícil conseguir encaixar buffet com igreja, dia de noiva, banda e fotografias.

5º Cerimonialista: Agora o aconselhável é procurar um serviço de cerimonial, ele vai orientar quanto a bons profissionais no ramo de fotografias, filmagens, decoração, buffet, tendências em casamentos, dicas de comportamento, regras de cerimonial e protocolo, além de aplicar a etiqueta de cada cultura nas cerimonias. Mas é muito importante você tomar cuidado ao escolher esse profissional. De preferencia peça indicação de amigas ou consulte alguma noiva que contratou o serviço de algum cerimonialista que faz um bom trabalho e transmite confiança.

6º Ação: É hora de colocar o planejamento em prática. Procure a igreja (ou outro local onde será realizada a cerimônia) e o local da festa! Lembre-se de que algumas igrejas começam a montar suas agendas com mais de um ano de antecedência.

7º Diferencial: Para o casamento se tornar inesquecível e se destacar dos demais é essencial que a noiva invista em detalhes como uma dança diferente, um veículo elegante para levá-la até a igreja, a placa do carro personalizada, disponibilize tempo para escolher o repertório da cerimônia, kits de banheiro e mesas de chocolate. Abuse da criatividade!

8º Padrinhos: Escolha os padrinhos do religioso e do civil. Veja se eles estarão disponíveis na data da cerimônia. É importante que o convite seja feito pessoalmente ou se morarem distante, por telefone.

9º Civil: Pense também no casamento Civil. É necessário providenciar uma lista de documentos e ir ao cartório mais próximo de casa para dar início ao processo. É ideal que tudo seja providenciado pelo menos 60 dias antes do casamento.



10º Lua de mel: Não esqueça da Lua de mel. Procure uma agência de turismo e veja os possíveis destinos para uma viagem bem romântica.






2 comentários:

  1. Ótimas dicas para as noivinhas. Parabéns!!! Bjokas

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  2. Obrigada Talita pela sua participação e por suas dicas, nada melhor que receber uns bizus de uma pessoa como você que foi uma noiva de sucesso e teve um lindo casamento.

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Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz com sua participação.