quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cerimônia das Areias


O post de hoje será especialmente dedicado a uma grande amiga e leitora fiel do blog, Lane Menezes, que acabou de me dar duas notícias maravilhosas, a primeira que irá casar em outubro do próximo ano e a segunda é que eu serei sua madrinha. Será a primeira vez que serei madrinha de casamento, mas a felicidade que já estou sentindo é imensa, pois para mim será uma honra compartilhar a benção e a união de um casal tão lindo e que tenho um carinho especial.

Bem! Mas como ela já me adiantou que seu casamento será na praia, falarei hoje sobre um tema bem especial e que vai combinar muito com a ocasião e com o local, a "CERIMÔNIA DAS AREIAS".


Você deve estar se perguntando agora: -Mas o quê significa isso?

Calma que eu vou explicar!!! Rsrsrs... A cerimônia das areias foi criada para expressar todo amor e todo o carinho que os padrinhos tem pelos noivos e a união do casal em sua nova família. Peça para o seu cerimonialista realizar a individual ou a completa. Você vai se apaixonar!


Há duas formas de realizar este ritual

-INDIVIDUAL
A noiva e o noivo ficam com um pote de areia, cada um de uma cor e durante a cerimônia normal do casamento, eles colocam ao mesmo tempo as areias em um pote maior, que caiba o conteúdo dos dois juntos e que as cores fiquem mescladas (misturadas). Enquanto os noivos vão jogando as areias no pote grande, o celebrante vai falando coisas relacionadas a "juntar e não separar", " não será mais possível distinguir as diferenças". Porque depois que vocês colocarem as areias no pote maior, será impossível separar novamente as cores, elas ficaram juntas para sempre e assim tem que ser com vocês também. Estarão se juntando nesse dia e permanecerão juntos eternamente. No final, ele abençoa o pote com as areias já misturadas e vocês podem guardar na estante de suas casas, como um artigo de decoração, mas claro, que tem um significado muito importante para o casal e não simplesmente um pote colorido.


-COMPLETA
No altar existe um recipiente para cada casal de padrinhos e madrinhas assim todos do altar participam.
Eles se deslocam até o altar e despejam a areia no recipiente maior, os pais e os noivos também participam sendo que somente no final os noivos selam o vaso despejando suas areias. Simboliza a benção de todos os convidados pela união do casal.
Esta cerimônia é a mais procurada, pois quando os padrinhos participam tudo fica mais interessante. 
É a maneira que encontramos de fazer com que eles representem nas areias todo o amor que possuem pelo casal. Depois de pronto, coloca-se os nomes dos pais e dos padrinhos no vaso e vocês levam para casa.



-ORIGEM
Alguns defendem que teve início no Havaí nas cerimônias realizadas na areia – em determinado momento, os noivos pegavam um punhado de areia para os depositar juntos, num único recipiente sobre o altar. Outros defendem a origem como sendo dos nativos dos Estados Unidos, os Apaches que nas cerimônias de casamento, uniam as areias coloridas numa tigela.

A Cerimônia das Areias tornou-se um ritual ecumênico incorporado na cerimônia religiosa, onde, com sua forma clara, participa todos os presentes da cerimônia, por sua beleza, simbologia e significado.

Esta cerimônia pode ainda ser vista como uma dinâmica do casamento. Onde, de forma prática, noivos, pais, padrinhos e convidados vivenciam todos os ensinamentos Bíblicos, compreendendo o real significado e o sentido das Palavras.
"...o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24)
Os noivos misturam suas areias de cores diferentes – apesar de serem seres distintos, diante de Deus serão uma só carne.
O amor é forte e fiel, o casamento é diante de Deus indissolúvel, "Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel”. – “ O que Deus uniu, o homem não separa”.

O recipiente com a areia é guardado pelos noivos como um marco, uma lembrança desta união matrimonial.


Vejam que com o porta retrato fica bem mais legal para guardar de recordação!



-CORES E SIGNIFICADOS DAS AREIAS
O Rosa - significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo. (É cor preferida da Lane Menezes, e ela já disse que toda a decoração será rosa, inclusive os vestidos das madrinhas, adoro!!!)

O preto - mistério e fantasia, associado a sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O branco - paz, calma, pureza. Significa inocência e pureza.

O Vermelho - é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

O Verde - vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Amarelo - calor, luz , prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

O Azul - é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

O Castanho - é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Lilás - significa espiritualidade e intuição.

O Dourado - ou cor ouro está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.


Amei esses recipientes personalizados para colocar a areia!!!

Espero que tenham gostado.


E não esqueçam de participar do sorteio, clique aqui e saiba como!


2 comentários:

Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz com sua participação.